se meu cabelo falasse...


No filme “Se Meu Apartamento Falasse” (1960), obra prima de Billy Wilder ganhador do Oscar de 1961, o personagem de Jack Lemmon elogia o cabelo curtinho da ascensorista vivida por Shirley MacLaine. O diálogo segue com a moça revelando seu arrependimento com o corte.

Shirley MacLaine e Jack Lemmon, em "Se Meu Apartamento Falasse".

A cena apresenta a mulher que será o objeto de desejo do protagonista, um funcionário de uma empresa de seguros que empresta seu apartamento para seus chefes levarem as amantes em troca de uma rápida ascensão profissional. O elogio ao corte de cabelo faz parte do jogo de ações que delimitam as características do papel de Lemmon. Ao longo do filme revela-se o caso da moça com um dos usuários da garçonière. Em um dos diálogos, o marido infiel em questão, comenta ao seu funcionário seu desencanto pelo novo visual da moça. Forma-se aí um contraponto entre os dois personagens.

***
Semana passada morreu Vidal Sassoon. Um cabeleireiro, cujo legado para o mundo da beleza pode ser comparado ao de Yves Saint Laurent na moda. Para desenvolver seus penteados se inspirava na arquitetura e na arte concreta. Esse videozinho (em inglês) do Telegraph, explicita as referências do coiffeur.


As tesouras de Sasson deram forma ao sentimento de liberdade que permeava as jovens da década, inconformadas e cansadas da submissão.

A atriz inglesa Keira Knightley com um cabelo à la Sassoon

***

Michelle Williams, fã dos cabelos curtos na Elle Inglesa de dezembro de 2011

A atriz norte-americana Michelle Williams, em entrevista à Elle inglesa em dezembro do ano passado, declarou que só os gays e as mulheres gostam do seu cabelo curto, mas que o mantém assim em homenagem ao único homem heterossexual que apreciava o corte, nas entrelinhas o ator Heath Ledger (1979-2008). Guardadas as possíveis generalizações, a fala não está de todo equivocada. Para pensar... em pleno 2012 Sansão e Dalila com papéis trocados?

Comentários

  1. Adorei este Post!

    xxx

    http://thecasual-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro cabelo curto, uso desde os 17 anos! Deixei crescer mas depois cansei!! Até me sinto mais bonita sem aquele cabelão! Adorei o post e já estou seguindo!!

    Beijos

    http://isared.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi!! Sou a mais nova seguidora do seu blog!:) Adorei ele! Te convido a visitar e seguir o meu blog também! www.marcelacarraro.blogspot.com.br

    Espero que goste!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Eu já me preparei para o mesmo. Estas sandalinhas lindas :D http://sapatariashp.pt/gisele-bundchen-sandalia-senhora-gb-12-001b.html

    :D

    beijnhos meninas

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é ótimo! Agora não conhecia Sassoon! #vergonha
    Trabalho lindo, tipo o André Courrèges dos cortes! rs
    Amei a referência ao Concretismo!

    Parabéns pelo blog!

    Bianca

    ResponderExcluir
  6. Esse filme é o máximo! Agora, eu não conhecia o trabalho do Sassoon! Meio que um André Courrèges dos cabelos! Amei a refêrencia ao concretismo!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário