Miles Davis, o stylist

Foto: Anthony Barboza© Miles Davis mostra seu guarda-roupa, 1971 Foto: Anthony Barboza©

A moda conta histórias. Adoro bater nessa tecla aqui no blog. E a trama de hoje é protagonizada por Miles Davis (1926-1991).

Fui à exposição "Queremos Miles" que fica em cartaz até janeiro no SESC Pinheiros aqui em São Paulo. Para os amantes do célebre trompetista norte-americano, uma aula, com direito a partituras originais.  Como apreciadora de jazz, mas leiga nas frenéticas regras de dó-re-mi-fa-sol-la-si-dó que envolvem o gênero, preferi olhar a mostra com os olhos da moda. E também vi em Miles Davis um ícone de estilo.

Um dos blogs do jornal inglês "The Guardian" fez uma interessante retrospectiva do guarda-roupa do jazzista ano passado, quando os 20 anos de sua morte foram lembrados:

Davis foi o homem mais bem vestido do século 20. No início de sua carreira ele já customizava ternos que comprava na casa de penhores Brooks Brothers. Fazia entalhes da lapela, como o Duque de Windsor. A partir de 1949 ele adota o estilo "Ivy League", apostando com força na alfaiataria européia. Nos anos 1960 ele prefere os ternos italianos slim-cut e mocassins. Ele sempre foi o mais estiloso no palco. Conseguiu manter a classe de sua jaqueta cáqui, mesmo suja de sangue, após o episódio de Birdland*. Na década de 1970, seu estilo acompanha a evolução funky do seu som, e como na música ele era o único homem que segurava uma calça boca-de-sino roxa e óculos de lentes hexagonais.

para continuar lendo o texto em inglês clique aqui

*No episódio de Birdland (1959), Davis se envolveu em uma briga e acabou preso. O motivo do conflito não era aparentemente forte para tamanha agressão. Ficou evidente que o motivo era racial.

O músico incorporou a sua comunicação visual mensagens de valorização a cultura afro-americana a partir dos anos 1960. Tudo a ver com com os fatos que marcaram a década, entre tantos, a luta e a morte de Martin Luther King e o movimento Pantera Negra.

Davis optou, por exemplo, por colocar modelos negras na capa dos seus discos. E seu visual também mudou. Deixou de lado o rigor da alfaitaria e começou a usar roupas mais hippies, muitos acessórios, a lá Jimi Hendrix, sem nunca perder o estilo e imprimir sua marca pessoal. A foto aí em cima, que integra a exposição, revela seu vasto guarda-roupa.

A exposição segue até o anos 1980, nessa época Miles adota o visual exagerado da década. Passa a usar jaquetas coloridas feitas em parceria com grandes nomes da moda como Gianni Versace.


Jaquetas de Miles Davis na Exposição do SESC Pinheiros

Em resumo: do jazz clássico dos anos 40, as batidas pop dos anos 80. Para cada cada novo elemento que agregava ao seu repertório musical, uma mudança de figurino. É certo que a a roupa dá uma forcinha na construção de um mito. Miles Davis sabia muito bem disso, e gostava.



Comentários

  1. Gran post!! Adoro las notas acerca del vestuario de las estrellas de la música. Gracias, Laura! Besitos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente!...parabéns pelo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Adorei seu blog!
    Da uma olhadinha no meu?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo ótimo trabalho, já ouvi amigas falarem muito bem desse stylist, bjocas meninas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário