SPFW dos holandeses

meu último post como editora convidada do blog Paraty em Foco...

O São Paulo Fashion Week começou nesta segunda-feira e além dos desfiles abriga duas exposições de artistas holandeses. A escolha do país não é gratuita, 2011 é o Ano da Holanda no Brasil.

A primeira, e maior, chama-se “Pretty Much Everything”, está localizada no térreo do prédio da Bienal do Parque Ibirapuera, reúne 286 imagens de Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, fotógrafos especializados em moda. Os dois vieram ao Brasil especialmente para a abertura da mostra. Eles são companheiros profissionais, e também um casal, há mais de 20 anos.

Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©, fotografam e estrelam a campanha da linha masculina da grife francesa Lanvin

Grandes marcas e publicações incensadas, principalmente as de moda, confiam aos dois a responsabilidade de criar conceito e imagem para campanhas e editoriais. Também são retratistas requisitados (entre as publicações com as quais colaboram frequentemente descatado a V Magazine, "filha" mais comercial da Visionaire, ambas comandadas pela talentosa editora Cecilia Dean).



Lady Gaga na capa da V Magazine/ Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©



Bjork na capa da Interview/ Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©


Editorial para a Revista W/ Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©


A dupla está em 15º no ranking de 50 forças criativas do mundo da moda lista do influente site Business of Fashion (só por curiosidade o topo da lista é encabeçado por outra dupla de fotógrafos, Mert Alas e Marcus Piggot). Tive a oportunidade de visitar a exposição hoje no evento e gostei muito. O casal é mesmo provocador no modo que compõem as imagens.




Kate Moss para a Another Magazine/ Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©


campanha da grife francesa Chloé / Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©


campanha da grife Yves Saint Laurent/ Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin©



Em recente entrevista do portal de moda FFW, Inez contou como dividem o trabalho.

É muito orgânico, nós fotografamos ao mesmo tempo. Vinoodh usa uma câmera Canon e eu uso uma Hasselblad. Eu dirijo a pessoa que está sendo fotografada, seja uma modelo ou um artista, uma celebridade. Ela olha para a minha câmera, há um contato direto entre a pessoa e eu. O Vinoodh fica mais móvel, anda pelo set e traz outro clima para a foto. O ponto de vista dele é mais voyeurístico. Às vezes fica muito claro quem tirou a foto, mas não importa se a imagem escolhida é minha ou dele. O importante é ter boas fotos, é fazer as imagens mais maravilhosas que pudermos.


***
No terceiro andar está a segunda exposição "Connection 2010″ do artista Ruud Van Empel, ele também trabalha com fotografias, contudo, abusa da manipulação da imagem criando um efeito de pintura, com cores bem saturadas.




Para o trabalho final ficar deste jeito ele começa fotografando os modelos no estúdio, depois clica ambientes externos, e ainda produz imagens das roupas em manequins, depois junta tudo no mesmo plano.

Comentários

  1. Oi, Laura
    Que lindo seu blog! Amei as fotos... a da Kate (Moss... rsrsrs) ficou ótima!(Dani)
    Conheça o blog Mon amie m’a dit.... Estamos convidando tb seus seguidores a passarem por lá tb... se gostarem, sigam a gente! Já estamos te seguindo! Aguardo sua visita... Deixem seus comentários...
    Post: O que elas têm na cabeça? e La bouche rouge
    Bisous,
    Dani e Bia
    http://monamiemadit.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário