4 de novembro de 2009

pense moda 2009 - dia 01

Primeiro dia de Pense Moda. Cheguei quase no fim da palestra do cabeleireiro australiano radicado em Paris David Mallett. Ele é um top no assunto. Responsável por campanhas publicitárias que nos encantam. Achei bem interessante mostrar esse profissional que fica atrás das câmeras e cujo o trabalho faz tanta diferença. Entre tantos, ele assinou campanhas como a do Perfume Very Irrestible, da Givenchy estrelado pela Liv Tyler e do perfume Poison da Dior, com a francesa Eva Green como garota propaganda. Além do impressionante calendário Pirelli, fotografado na África em meio a natureza como ela é.


Calendário Pirelli 2009 / crédito: Peter Beard

campanha do perfume Poison da Dior

Depois veio sim a palestra da Cecilia Dean, que usava um vestido prateado Marc Jacobs e sapatos Calvin Klein. Ela é americana, foi modelo, e é um daqueles exemplos para se mirar. Ela comanda há quase 20 anos a Visionaire. Uma revista que reúne trabalhos dos melhores artistas do mundo, sendo cada exemplar da revista um item de colecionador. A publicação começou da vontade de três amigos de fazer algo inovador e que não embrulhasse peixe no dia seguinte.

crédito: modapraler

Contudo, de tão revolucionária a idéia era também bem cara (e ainda é!), e o trio não queria publicidade por julgar que a revista ficaria rendida. A publicidade deu lugar a edições patrocinadas. E a lista de patrocinadores é de tirar o chapéu: Tiffanys, Louis Vuitton, Comme des Garçons, entre tantos outros.






Ela destacou a revista “solar” feita em preto e branco, mas que fica colorida quando exposta ao sol. Essa versão luxuosíssima foi apoiada pela Calvin Klein. E quem pensa que isso é avançado, já teve edição sonora e olfativa, entre outras.


Aqui no site da revista é possível ver um pouco dos exemplares.

Cecilia revelou as dificuldades que enfrenta para publicar uma revista tão especial. E que apesar do projeto ser conceituadíssimo ela gostaria de atingir um público maior. Quanto aos artistas, fotógrafos, estilistas (etc) que colaboram com a revista o desafio é propor à eles algo “selvagem”, inusitado ao ponto dele deixar sua carreira bem sucedida um pouco de lado e dedicar o tempinho à Visionaire. Além disso, falou em tom divertidamente amargurado que recebe muitos nãos.

Uma das perguntas da platéia, que achei bastante pertinente, foi: como conseguir investimentos para um projeto tão ousado quando se é jovem e pouco conhecido? Ela disse que a falta de possibilidades estimula a criatividade. E voltou a falar sobre isso quando comentou sobre a crise econômica que balançou o mundo nesse ano. Em resumo, se você quer ser Cecilia Dean, tem que ser criativa e persistente.


Ela se diz uma adoradora do Brasil. Tanto que já dedicou a outra publicação que comanda a V Magazine ao nosso país, mas citou os óbvios Vik Muniz e Bebel Gilberto.

O blog da Lilian Pacce fez uma entrevista muito boa com ela.

A última palestra que assisti foi o debate sobre “O Futuro da Mídia” estavam representados WGSN, O2 digital, Filme Fashion, Surface to Air e F/Nazca. Muitas idéias foram lançadas e debatidas no sentido de sugestionar uma nova comunicação para a moda.

Algumas frases pescadas:

“A internet não é mais um modismo”.

“O consumidor hoje tem duas vias”.

“Hoje em dia as marcas pedem licença para entrar na vida do consumidor”.

“Os formatos de publicidade na internet ainda são muito precários”.

“Os anunciantes têm medo do desconhecido”.

“A indústria de moda deveria ter mais investimento em branding. A Adidas e a Melissa estão no caminho certo”.

“Fazer as coisas ficarem acessíveis”.

“As regiões centro e norte são as que mais contribuem com a internet no que diz respeito a posts, comentários em blogs”.

“As informações que publicam na internet devem ser úteis”.

“O faça você mesmo, mal feito e barato do começo da internet está com os dias contatos”.

“Blogueiro é igual a fotógrafo, tem sua identidade. Não adianta a marca querer fazer o blog ela mesma“.

“A Uniqlo está revolucionando a comunicação de moda digital”.

“A moda é uma geradora de conteúdo”.

“A comunicação das empresas tem que ser integradas”.


***

O evento esse ano acontece na FAAP e durante a noite. O brinde (hehe) para os participantes é o livro do MaRIO DE JANEIRO Testino . O nome do livro diz o autor. Isso mostra como o evento ganhou corpo em sua terceira edição, dessa vez com o patrocínio das Lojas Renner que está transmitindo tudo ao vivo em seu site.

Parabéns ao trio: Camila Yahn, Babu Bicudo e Marcelo Jabur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.