nós blogueiros em debate

Na próxima terça começa o segundo ciclo de palestras sobre blogs na Oficina da Palavra/ Casa Mario de Andrade. Serão 4 encontros discutindo as várias facetas dos blogs e das novas tecnologias como o Twitter. Tem gente como Mr. Manson (do Cocadaboa), Guilherme Werneck editor da Trip, e blogueiros que conseguiram transformar os blogs em negócios, exemplo da rede de sebos "Estante Virtual". A curadoria é do Julio do Digestivo Cultural - de onde, aliás, tirei o texto abaixo.


Na internet brasileira, a palavra deixou de ser somente texto, a partir dos blogs, e migrou para o áudio, nos podcasts, virou animação, no humor, e tornou-se até empreendimento sério.

Proposta
Continuar a bem-sucedida série "Palavra na Tela", que começou, em 2007, discutindo a relação da internet com o jornalismo, a literatura e a crítica. Desta vez, o objetivo é expandir a discussão para a relação dos jornalistas tradicionais com o novo formato "blog", também para falar dos podcasts (programetes de rádio via Web), do universo do humor e até do empreendedorismo na chamada Web 2.0. Em maio de 2008, sempre às terças-feiras, a partir das 20 horas, na Casa Mário de Andrade**.

6/5 — "Internet, Jornalistas e Blogueiros"Como a grande mídia está se adaptando à internet? Como é a transposição do papel para a tela (ou do rádio para a tela ou da TV para a tela de computador)? Quais as vantagens do formato blog (e quais as desvantagens)? Todo jornalista, a partir de agora, tem de ser um pouco blogueiro? O que falta à blogosfera brasileira?

* Luli Radfahrer: Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, de onde é professor há mais de 15 anos, e trabalha com internet desde 1994;
* Michel Laub: autor de O segundo tempo e Longe da água, finalista do Prêmio Portugal Telecom, ex-editor da revista Bravo!, também autor do michellaub.wordpress.com;
* Mario "AV" Amaya: artista gráfico, colaborador das publicações PC Magazine, Mac+, Folha e O Globo, fotógrafo, tipógrafo e um dos primeiros blogueiros do Brasil.

13/5 — "Internet e Podcasts"O que é um podcast? Por que o formato podcast ainda não aconteceu no Brasil? Podcast pode ser melhor do que rádio (ou já é)? Podcast pode dar dinheiro? Como? Quais são as principais barreiras para o desenvolvimento dos podcasts no nosso País?

* Guilherme Werneck: ex-editor-assistente do caderno "Link" do Estadão, atual diretor de redação da revista Trip, autor do Discofonia;
* Michel Lent: sócio-fundador da agência 10'Minutos, uma das primeiras voltadas para a mídia internet no Brasil, autor do Podcrer;
* Fausto Vieira: economista e apresentador do podcast da Rio Bravo, a gestora de fundos do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco.

20/5 — "Internet e Humor"Por que alguns sites e blogs de humor são os mais acessados e mais bem-sucedidos da internet brasileira? Vale a pena, financeiramente, produzir conteúdo de humor? E quando se leva a piada muito a sério (leia-se: você já sofreu processo)? Existe censura no humor on-line brasileiro? O humor pode ter alguma força política?

* André Dahmer: pintor e ilustrador carioca, formado em Design pela PUC-Rio, criador dos Malvados;
* Wagner "Mr Manson" Martins: criador do Cocadaboa, um dos primeiros no gênero, campeão em espalhar boatos, rei do marketing viral;
* Arnaldo Branco: colunista da revista Monet, autor da tira Mundinho Animal (no portal G1) e da tira diária Seja na terra, seja no mar (no jornal Vencer).

27/5 — "Internet e Empreendedorismo"Quando se percebe que se tem um negócio nas mãos? E quando a internet é a melhor plataforma para implementá-lo? Por que muitos empreendimentos on-line falharam (ou continuam falhando)? O que define um empreendedor de Web? (Existe diferença?) Algum dia vamos ter, realmente, o Vale do Silício brasileiro?

* Edney Souza: fundador do portal Interney Blogs, hoje o maior do Brasil; também conhecido por administrar o blog que mais fatura na internet brasileira;
* André Garcia: fundador da Estante Virtual, o "Google dos Sebos"; que unificou sebos de todo o Brasil e que também democratiza a leitura;
* Cristiano Dias: proprietário da Vilago, criador do TopLinks, veterano da blogosfera brasileira e pioneiro no Twitter.Para ir além

** Casa Mario de Andrade — Rua Lopes Chaves, nº 546 — Pacaembu — Terças-feiras: 6, 13, 20 e 27 de maio de 2008 — A partir das 20hs. — Grátis — Sempre com mediação do Editor do Digestivo Cultural — 25 vagas apenas — Inscrições: 11 3666-5803 ou pelo e-mail.casamariodeandrade@assaoc.org.br.

Comentários

  1. vc vai a alguma ds palestras?

    ResponderExcluir
  2. laura vc esta com 2 blogs?? o banner é pra cá??

    ResponderExcluir
  3. Laura, adoro seu blog.
    Parabens!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Laura, tudo bem? Volta e meia leio o seu blog, tambem sou colaborador do Cajon, e fiquei bem interessado nesse encontro de blogueiros. Ainda tem vaga?
    abco
    Lissandro

    ResponderExcluir

Postar um comentário