2 de fevereiro de 2008

... e seu jardim


Sábado de carnaval em São Paulo, aceitei o convite da Giovanna e fui conhecer a nova Theodora, loja da Rita Wainer na General Jardim, no centro da cidade. Num prédio comercial sem nenhuma cara de descolado fica a loja/ escritório da estilista e sua fiel escudeira Renata. O que o prédio tem de sério, o espaço tem de charmoso. Liquidação, 40% de desconto, convite para compras por impulso, ainda mais com uma cestinha jorrando produtos a R$30,00. Eba!





Espaço na General Jardim + peças em liquidação.
Crédito: Laura Artigas/ Moda pra Ler

Cheque pré-datado a parte, a visita me lembrou a conversa que tive com Rita Wainer para o trabalho, por telefone, antes do seu desfile no Fashion Rio. Na ocasião ela antecipou o que aconteceria na passarela e depois do passeio da manhã fiquei com vontade de falar um pouco sobre ela e essa coleção.

Rita Wainer é uma das estilistas mais festejadas dos últimos tempos. Tudo começou com as camisetas, aí veio a Theodora, a participação no Fashion Rio, e ano passado ela passou a desenhar a coleção da 2nd Floor, outra linha da Ellus. Na última edição do Fashion Rio ela surpreendeu. Criou a Rita Wainer e deixou a Theodora para ser vista somente na loja. A explicação é:“Vontade mais adulta”, contou na conversa.

Acho bem marcante o exercício onírico nas estampas, nas formas que ela cria. O lado comercial da moda não matou sua raiz de artista plástica.

Para o inverno 2008 as inspirações foram imagens que ocuparam o olhar da criadora nos meses anteriores a coleção. Entre tantas mensagens captadas algumas foram mais representativas, como sua viagem para Marrocos e o clipe “Postcards from Italy”da banda Beirut.

O Djellaba, a tradicional vestimenta marroquina, inspirou vestidos.



Crédito: CHIC


Do vídeo veio da Beirut a idéia das araras.

As araras no clipe da banda Beirut


Crédito: CHIC


Ah! Aqueles penduricalhos em forma de gota são brincos comprados nos melhores camelôs.

Crédito: CHIC



Enquanto isso na Estação Julio Prestes. Urbana, jovial e com um toque de revolta, como pede a marca, Rita apresentou sua segunda coleção para a 2nd Floor na semana de moda paulistana. E sempre com olhar de artista



Crédito: CHIC


***
Quando estava finalizando esse post, achei em uma busca do google, uma nota no blog do Oliveros sobre um boato da Rita sair da Ellus. A assessoria não confirma. Para saber mais dá um pulinho no Fora de Moda.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.