Clipping Moda Pra Ler

O Moda pra Ler saiu no Chic (com direito a foto) e no Glamurama durante a SPFW:

CHIC
Blogueiros invadem o SPFW
19.06.2007
por Glauco Sabino

Já faz algum tempo – mas não muito – que os blogs deixaram o underground do jornalismo, ganhando força, notoriedade e conquistando espaço como fonte de informação confiável. No universo da moda, não seria diferente. A rapidez com que ela se transforma, tornam os blogs veículos perfeitos para incorporar, divulgar e debater as tendências mais quentes. Tudo de um jeito solto, moderno e ágil, é claro.

A primeira prova desse potencial foi o credenciamento, em 2006, de 40 blogueiros na semana de moda de NY. Já no começo de 2007, o São Paulo Fashion Week aderiu à onda, seguido pela última edição do Fashion Rio. Agora, na temporada de verão 2008 do SPFW, cá estão os blogueiros de novo, circulando pela Bienal. O Chic selecionou alguns deles e os apresenta a você.

Fora de Moda – http://www.forademoda.wordpress.com/
É escrito por Ricardo Oliveros, editor-assistente do especial Caras Moda. O jornalista traz um pensamento crítico sobre a moda e a arte. “Quando se escreve para outro lugar, deve-se respeitar os códigos de cada veículo, e aqui não. Eu mesmo defino a pauta e escrevo o que quero e da maneira que você acho melhor”, explica.

Moda pra Ler - http://www.modapraler.blogspot.com/
A vontade de fazer um jornalismo de moda diferente, mostrando como ela se insere no cotidiano das pessoas, é que moveu a assessora de imprensa Laura Artigas a criar o blog em 2006. “Procuro fazer conteúdo exclusivo, como entrevistas e matérias nas ruas. Não tenho tanta preocupação em reportar a notícia”, conta. O blog tem sempre dicas de onde e como comprar barato.

About Fashion - http://www.aboutf.wordpress.com/
Foi graças a este blog que o estudante de jornalismo Luigi Torre começou sua carreira na moda. “Lia muito sobre o assunto. Queria trabalhar com isso, mas não sabia onde e nem como. Resolvi criar o blog e não parei mais”, conta. As análises dos desfiles, a visão apurada para detectar tendências e as notas sobre tudo que é mais cool pelo mundo já lhe renderam convites para escrever no SPFW Journal e no FilmeFashion.

Moda Sem Frescura - http://www.modasemfrescura.wordpress.com/
Neste endereço está a visão pessoal da ex-editora de moda da revista Marie Claire, Biti Averbach, sobre tudo o que lhe encanta - moda, arte, música, fotografia, revistas alternativas e cultura pop. “Procuro sempre publicar material exclusivo, como fotos, entrevistas e vídeos. Também gosto de relacionar assuntos, fazer conexões inesperadas entre eles”, explica.

Oficina de Estilo - www.oficinadeestilo.com.br/blog
Quem escreve são as personal stylists Fernanda Resende e Cristina Gabrielli. Com pouco mais de um ano de existência, acumula quase mil posts e mais de três mil comentários. “Falamos de moda para a vida real: como usar a tendência da hora, o que fica mais legal para quem, que mensagens nossas roupas transmitem sobre a gente e sobre o nosso estilo, o que facilita e o que dificulta a vida das mulheres. Tudo reflexo do nosso trabalho e do nosso aprendizado”, diz Fernanda.

Modos de Moda – http://www.modosdemoda.wordpress.com/
Na última edição do SPFW, foi escolhido pela Folha de S.Paulo como o melhor blog de bastidores do evento. “Ele acompanha a minha trajetória de conhecimento do mundo da moda. Ainda estou entrando nele, começando a entender, então acabo expondo minhas dúvidas e descobertas”, explica a estudante de jornalismo Rebeca de Moraes. O tom crítico também é bastante constante. “Sinto-me livre para falar tanto bem quanto mal do que vejo neste ambiente de que gosto tanto”, completa.

FilmeFashion - http://www.filmefashion.com.br/
Alê Farah agora se dedica ao projeto FilmeFashion, que inclui esse superblog que se baseia mais em vídeos. Dá para ver o frenessi que acontece na Bienal em movimento. O mais bacana é que ele funciona com colaboradores - qualquer um pode se inscrever e fazer posts.



Glamurama

Liberdade de expressão
18/06 - 17:35 - Na Internet, não são só os sites que estão noticiando a São Paulo Fashion Week. Tem muito blog por aí dando seus palpites sobre os desfiles de verão. Biti Averbach, que nos últimos meses assumiu seu lado blogueira, nos ajudou nessa busca. Confira!

Noprovador.blog.terra.com.br - de Maria Sanz
Oficinadeestilo.com.br/blog - de Fernanda Rezende e Luis Zanete
Modasemfrescura.com.br - da própria Biti Avebach
Forademoda.com.br - de Ricardo Oliveiros
Aboutfashion.wordperss.com - de Luigi Torre
Oh!.com.br - de Olívia Hanssen
Descolex.com.br - de Glauco Sabino
Modapraler.com.br - de Laura Artigas
Filmefashion.com.br - de Alexandra Farah

Comentários

Postar um comentário