Moda pra Ler entrevista: Dany Roland

Semana especial Entrevistas - essa é a primeira de uma série de entrevistas que o Moda pra Ler publicará ao longo dos próximos 7 dias.



Os tambores para as duas principais semanas de moda brasileiras estão esquentando. O Moda pra Ler entrou no ritmo e ouviu Dany Roland, músico e produtor que participa ativamente do mundo da moda. No próximo Fashion Rio ele assinará as trilhas de Eliza Conde, Maria Bonita Extra e Salinas. Em seu currículo estão trabalhos para Raya de Goye, Salinas, Sommer, Colcci, Isabela Capeto, além de trilhas memoráveis como os desfiles da Blue Man que levaram funkeiros para a passarela e um coral de 800 pessoas aos Arcos da Lapa.

O músico também é conhecido como integrante da banda Metrô, referência pop dos anos 80. A banda lançou um disco revival no final de 2002 e deve lançar um novo projeto em breve. Atualmente, além dos trabalhos para moda, Dany integra o trio de bateristas “Os Ritimistas”, formado por ele, Domenico Lancelloti (+2, Orquestra Imperial) e Stephane San Juan (+2, Orquestra Imperial, Lobão).

Fruto do mundo da moda, o grupo surgiu por acaso depois que a estilista Layana Thomas convidou os três para tocar num desfile seu. A parceria deu tão certo que eles já tem um disco pronto que será lançado primeiro no Japão e só no segundo semestre chega às lojas brasileiras. A estréia como “Os Ritimistas” foi no desfile inverno 2007 da Maria Bonita Extra.

Em entrevista ao Moda pra ler Dany falou sobre seu novo projeto e sobre sua experiência com o mundo da moda.

Como vc começou a fazer trilhas de desfile?

Em 2000 recebi um convite do Alberto Renault para produzir a trilha da Salinas em parceria com o DJ Gustavo Tatá. O desfile era sobre o Rio de Janeiro (Cidade Maravilhosa) e as musicas eram remixes ou reedições de músicas do Jorge Ben Jor. Encontrei com o Jorge BenJor num estúdio na Barra para mostrar algumas faixas. Ele escutou tudo num tal silêncio que achei que ele estivesse odiando, mas ele amou. Tanto que ele acabou gravando dois poemas inéditos, de sua autoria, sobre o Rio que usamos em cima de umas bases antigas. Ficou maravilhoso! Desde então sempre tenho produzido para desfiles. Adoro.

Como uma trilha de desfile é desenvolvida?
Recebo um “briefing” da coleção: estação, inspiração, tabela de cores,etc. Faço uma pesquisa gigantesca. Ouço no mínimo umas 300 musicas, edito, mixo e remixo tudo. A marca espera que a trilha seja a cara, o corpo e a alma da coleção. A trilha é o chão da passarela.

Blue Man Primavera verão 2007

E quando o desfile pede algo mais performático, como os da Blue Man, ou o Salinas que tinha a Carmen Miranda como tema?
No caso da Blue Man, os desfiles foram dirigidos pela Bia Lessa e a mixagem foi ao vivo. Fico em contato com ela no fone e ela me passa as instruções Tudo é marcado milimetricamente, como num espetáculo teatral ou uma opera. O desfile dos Arcos da Lapa durou 40 minutos! Adrenalina pura. Na Salinas, foi dirigido por Renault. Fizemos uma pesquisa imensa na obra de Carmem Miranda e tocamos ao vivo com o Rrose Sélavy, meu projeto com Pedro Sá e Rubinho Jacobina e a cantora e bandolinista Nilze Carvalho. Nos apresentamos “discretamente” no meio de toneladas de caixas de bananas Também foi um desafio usamos vários samplers de baterias de escola de samba e tocávamos em cima e era tudo marcado também. Não dá pra errar!

Tem alguma marca que você tenha uma parceria mais fixa?
Tenho feito os últimos desfiles da Maria Bonita Extra. Fiz as últimas três temporadas da Colcci e da Mara Mac também. O que existe é mais uma parceria minha com os diretores Alberto Renault e Bia Lessa.

Salinas - verão 2006

Qual o desfile mais marcante da sua carreira?
TODOS, sem exagero. Tenho carinho por cada um. Mas cito alguns: Os já falados da Blue Man, o da Salinas; o da -Raya de Goeye no Teatro Municipal de São Paulo tocando ao vivo no fosso da orquestra com o Rrose Sélavy; o do Marcelo Sommer ...o da chuva...as pessoas choravam no final; o da Maria Bonita Extra com Os Ritmistas + Pedro Sá; o da Isabela Capeto no meio da obra de Andy Warhol no MAM; e o da Layana Thomaz que uniu os Ritmistas.

Maria Bonita Extra - Inverno 2007

Tem algum músico que seja referencia em trilha de desfile para você?
Gosto muito dos trabalhos do Seigen Ono para Comme des Garçons.

Não é comum ouvir músicas brasileiras nos desfiles? Há alguma explicação pra isso?
Acho que já foi assim, mas agora é muito comum ter musica brasileira sim. Tem algumas marcas que chamam até escola de samba ao vivo.

E esse seu novo trabalho "Os Ritimistas". Veremos vocês ação em algum desfile da próxima temporada?
Os Ritmistas é um trio formado por três bateristas. Nos reunimos convidados por Layana Thomaz para produzir a trilha do seu desfile no Fashion Rio (Obrigado Layana!). Gostamos tanto da experiência que continuamos gravando. Convidamos vários amigos para participar: Wilson das Neves (nosso mestre), Pedro Sá, Kassin, Berna Ceppas, Chelpa Ferro, Thalma de Freitas, Donatinho, Virginie, Yann Lao e vários outros. E estamos lançando agora nosso primeiro álbum, chamado “Os Ritmisitas”. Na temporada passada tocamos ao vivo no desfile da Maria Bonita Extra aqui no Rio foi fantástico. Aliás foi nossa estréia ao vivo.

Fala um pouco desse projeto. O Domenico e o Kassin da Monoral tem uma relação bem estreita com o Japão. Isso determinou o fato de lançar o disco primeiro em Tóquio? E aqui quando sai?
Quando Domenico e Stephane foram pro Japão para lançar “Kassin +2” mostraram para alguns selos e de imediato recebemos várias propostas. O CD está saindo em junho no Japão pelo NRT.
E no Brasil, provavelmente este ano pela Dubas. O +2 (Moreno, Domenico, Kassin) tem uma longa e sólida história no Japão e tem um publico fiel e cativo. Pra ter uma idéia no último show deles lá o Cornélius e Takako Minekawa tocaram com eles o show todo. Sabiam todas as musicas !

E o Metrô? Alguma chance de se apresentarem aqui de novo?
Claro, agora mais ainda. A Virginie está mais “perto”, morando em Montevidéu. (Antes ela morava em Moçambique). E temos planos de gravar também. Já temos material: coisas que gravamos em Moçambique e Paris quando estivemos lá fazendo shows e musicas que tenho gravado aqui no Rio e em São Paulo com vários parceiros. Só falta botar a voz.

Para ouvir mais:
http://www.myspace.com/osritmistas

***
Imagens:
Dany e desfile Maria Bonita Extra - Erika Palomino
Desfiles Salinas e Blue Man - Terra/moda

Comentários

  1. Laurinha, adorei o artigo

    Falando em musica, tem uma música da Nara leão mto legal que ouvi ultimamente, é bem bossa, ouvi ao entrar no myspace de um menino, chama "diz que fui por ai"
    http://profile.myspace.com/thiagoprado
    misturo de bossa à house kkk

    Dava até pra usar num desfile remixada

    ;*

    bejones babe

    ResponderExcluir
  2. Laurinha, fiz um post hoje que é meio um elogio à pessoas que fazem a diferença no mundo, você está lá!

    meu blog é modesto, mas seria legal se lesse, um abraço

    http://andyzeo.blogspot.com/2007/05/blog-diving.html

    Andy

    ResponderExcluir

Postar um comentário