21 de abril de 2007

Bric.ando

Já ouviu falar no BRIC? Essa sigla denomina os principais paises emergentes do mundo hoje Brasil, Rússia, Índia e China. Segundo alguns economistas, até 2050, essas nações se tornarão as grandes potencias econômicas do planeta.

Mas porque geopolítica no blog?
Durante a São Paulo Fashion Week alguns detectores de tendências como o Cool Hunting, o WGSN e Trend Watching disseram que as atenções deles e de outros caçadores de novidades estão voltadas para esses quatro países. E, claro, a moda é um dos grandes focos. Os avant-garde do Bric são alvo dos sites e blogs de moda de rua que já mapeiam as tendências do mundo todo.

No Brasil as duas tentativas de retratar o estilo do Rio e de São Paulo, que pararam no primeiro mês e ainda não são boas referências. Não encontrei nenhum blog da Índia (se algum leitor souber, por favor, indique). Contudo, a julgar pelo estilo encontrado na China e na Russia, os fotógrafos que perseguem os bem vestidos provam que além do crescimento no PIB há boas razões para atrairem olhares globais.


CHINA
mistura de texturas, bichos e sobreposições, ampla oferta a preços baixos

Pequim
Imagens do site Make cute snap


rapazes ousados




Shangai
Imagens do site: Creative Reserarch Workshop
Outros sites:
Fashion Trend Disgest
Apparel Web





RUSSIA
cores e mistura de estilos

Moscou
Imagens do site: Moscow Street Fashion
Outro: moscow (look at me)



O incrivel vestido com estampas do teletubies




tecido da saia lembra as pinturas feitas nas matrioskas


***
México e Venezuela também são emergentes não são BRICs, contudo, são paises em que economicamente o mundo está de olho. Na moda o México sai na frente.

O ótimo Nomadismo Urbano feito na Cidade do México traz imagens de moda e cultura urbana que valem uma observação atenta. O blog de Caracas traz algumas fotos meio fora de foco, mas vale como uma forma de conhecer um outro ponto de vista, que não o político, sobre a terra de Hugo Chavez.

Imagens do site Nomadismo Urbano




***
No http://www.trendwathing.com/spfw o leitor pode baixar a palestra que o Michel Zappa do Trend Watching ministrou na semana de moda paulistana

3 comentários:

  1. Muito interessante seu ponto de vista, Laura. Traz a moda para temas atuais. Parabéns. Sigo sua leitora.

    ResponderExcluir
  2. fernanda oficinadeestilo/blogterça-feira, 24 abril, 2007

    arrasou na roupa nova! adorei, tá bem lindo!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.