“Antes de existir Bono, havia a Benetton”

Assim começa a resportagem que a Nylon publicou na edição de fevereiro em homenagem aos 40 anos da marca italiana.

Conhecida pela cartela de cores forte e as malhas de lã de ótima qualidade, o maior legado, no entanto, foi a estética que a grife lançou, muito antes de Bono Vox entrar para o hall de pacifistas da história.

A ousadia do publicitário Oliviero Toscani fez com que quando um negro, um ruivo e um loiro ficam lado a lado alguém pensa: “united colors of Benetton”.

A imagem colorida e polemica que a Benetton propôs rendeu a criação da revista Colors, cuja slogan era “uma revista que fala para o resto do mundo”. Com a internet as possibilidades de comunicação se ampliaram.

Sempre privilegiando uma comunicação diferenciada, além da Colors hoje a Benetton mantém o Benetton Talk, blog para discutir assunto de interesse mundial como meio ambiente e religião. Também com imagens belas, impactantes e divertidas. Há também o Benetton Play você pode fazer desenhos e deixar no mural do site.

Tentei fazer uma florzinha no Benetton Play

Outro site ligado a estética da grife é o da Fabrica – que é o produto de Internet da cooperativa de estilistas, designers, fotógrafos idealizada por Toscani e hoje capitaneada por Renzo di Renzo também editor chefe da Colors.

No esquema de trabalho da Fabrica qualquer criação é desenvolvida coletivamente: o estilista faz a roupa, o designer cria a estampa e o publicitário faz a campanha. Tudo em plena sintonia.

Esse processo influenciou empresas no mundo todo. No Brasil O Estúdio, que entre outras coisas tem a vertente de moda assinada pela estilista Anne Gaul, foi inspirado no modelo da Benetton.

A revista da Fabrica, a FAB Magazine, pode ser baixada em pdf.

Aqui algumas fotos da edição 29 da Colors, publicada em 1999, o tema era “brinquedos para um futuro brilhante” e da FAB Magazine.

COLORS



Seria o pato do messenger?

Brinquedo no Camboja

Brinquedo para entender as diferenças


FAB MAGAZINE








***
Crédito das imagens: Sites relacionados e scans da Colors#29

Comentários

  1. É sempre bom lembrar a importante campanha da Benetton quanto a AIDS.

    ResponderExcluir
  2. Passei por aqui para divuldar o meu blog
    http://modacea.blog.comunidades.net
    Vou adorar receber sua visita e seus comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário