SPFW - O Poder do Pit



Quem pensa que os fotógrafos odeiam o Pit dos desfiles está enganado. Pelo menos, foi o que contou o fotógrafo do jornal Agora Sergio Carvalho que o Moda pra Ler e o Descolex entrevistaram na tarde de domingo no lounge da Motorola.

O lugar reservado para fotógrafos e cinegrafistas é um mundo a parte na semana de moda. Eles são responsáveis por alguns momentos divertidos dentro das salas de desfiles. Quando há um grande atraso ou alguma celebridade falta, basta a luz apagar para algum deles gritar alguma frase engraçada.


O desfile da Maria Bonita, por exemplo, programado para as 10h30, começou 11h45. Segundos antes do desfile começar alguém gritou do Pit: “10h30, né?”. No da Erika Ikezili alguém gritou “Cicarelli”, chamando a modelo/apresentadora que ficou de aparecer e não deu as caras.

Nessa entrevistinha informal Serjão, como os amigos chamam, conta como é a vida dura dos fotógrafos de Pit.]
Você já cobriu São Paulo Fashion Week?]
Serjão - Já havia fotografado um desfile da Isabela Capeto, porém, fotografar todos os desfiles todos os dias é a primeira vez.]

E você está gostando?
Estou sim. É um ritmo acelerado, mas é divertido.

Resume como é a vida do fotógrafo no Pit?
Num lugar que caberia 40 pessoas, ficam 100. Os cinegrafistas tem preferência e tem alguns fotógrafos que mandam o assitente para guardar lugar. No meu caso, faço PIT e fotógrafos as pessoas que estão na sala de desfile. Tenho que ficar ligado para não perder o lugar. Fora isso é uma diversão afinal ta todo mundo na mesma “robada”, se virando como pode para fotografar.

Aumentar o Pit seria uma boa?
Aumentar o PIT seria uma boa, mas acho que colocariam mais fotógrafos.



Quantos cliques por desfile?
Acho que uns 120. Minha câmera tira mais ou menos 3 fotos por segundo.



Você prefere corredor ou PIT?
PIT, encontro uns colegas que estão cobrindo corredor e quando vêem a minha credencial de PIT falam que gostariam muito mais de estar lá.

Teve alguma situação engraçada nesse Fashion Week?

Não encontrei lugar no PIT e tive que colocar minha lente entre duas tochas de luz. Sai pingando.

Além do SPFW, o que é complicado de fotografar?
Shows e ações envolvendo polícia.

O que você mais gosta de fotografar?
Shows porque une minhas duas paixões: música e fotografia

Comentários