Moda pra ler entrevista: Manu Carvalho



Sempre presente nas primeiras filas dos desfiles, a consultora de moda e imagem Manu Carvalho divide seu tempo entre a gravadora Trama onde é diretora do Núcleo de Moda e Imagem e a edição de moda da Revista Key.

A Trama é a única gravadora que tem um departamento de imagem fixo. A idéia de criá-lo foi da Manu. A área é responsável pela identidade visual do artista e seu trabalho. Isso inclui capa do disco, material de ponto-de-venda e as roupas. Na Key ela retoma a função de produtora de moda para criar editoriais arrojados como a publicação pede.

A baixo a consultora de moda e imagem contou um pouco da sua história e da sua experiência na Trama.

Personal stylist e consultora de imagem... há diferenças entre os dois?
É a mesma coisa, em inglês e em português. No começo me sentia uma “personal stylist” pois o conceito é americano e o meu projeto começou a ser desenvolvido em Nova York. Quando voltei ao Brasil passei a usar a expressão em português porque acho fundamental valorizarmos nossa cultura. Sou uma consultora de moda e imagem.

Como foi a escolha dessa profissão? Onde estudou?
Eu já fazia produção de moda para revistas e artistas. Ouvia muito sobre essa área e sempre me interessei. Fui para Nova York e lá resolvi desenvolver esse projeto. Estudei muito sozinha, e fiz cursos na NYU, Parsons e SUA. Fui passar 4 meses e acabei ficando quatro anos.

Como transformar a imagem da pessoa?
O processo é conhecer a pessoa, suas necessidades, vontades e limites para assim trabalhar em cima do gosto pessoal de cada um.

Como é seu trabalho na Trama?
Na Trama partimos das vontades pessoais de cada artista. É um trabalho em conjunto que envolve além de mim uma equipe de moda e imagem. O nosso trabalho é fazer a ponte entre o artista e o mercado e dar suporte em tudo que diz respeito a moda e a imagem. A meta é atingir um resultado visual bacana, mas isso não é determinado apenas pelas roupas. Com a a nossa ajuda o artista pisa mais firme, tem o peito mais cheio e mais brilho nos olhos. Trabalhamos para ele esteja feliz e seguro com a sua imagem. Procuramos uma soma das duas belezas: a de fora e a de dentro.

Como você sente a mudança na imagem dos artistas depois do seu trabalho?
Vejo que todos os artistas da Trama têm se beneficiado do trabalho do Núcleo. Todos tiveram a chance de pegar na nossa mão e caminhar por trilhos as vezes desconhecidos, as vezes não, encontrando e descobrindo seu próprio estilo. Alguns continuam com a mesma imagem, mas mais potencializada; outros encontraram a imagem que sempre sonharam e ainda tem aqueles que mudaram por começar novos ciclos em suas vidas. A mudança deve ser creditada principalmente ao artista ou cliente. Não acredito num trabalho onde o stylist “repagina”. O consultor não leva o crédito. Como me disse uma cliente inglesa que trabalhava em Wall Street ao me pedir discrição sobre nosso trabalho: “quando alguém me elogia quero ouvir: `que bom gosto você tem` e não `como é bom seu stylist`”.

Qual um momento mais marcante na sua carreira?
Foi quando conheci minha chefe na NY Mag. Jade Hobson. Com ela aprendi que poderia ser eu mesma.

***
Crédito da Imagem:
http://www.atontecnologia.com.br/

***
Essa entrevista tem uma história simpática. Mandei as perguntas por e-mail para a Manu Carvalho depois de um curso que fiz com ela no SENAC. Como a matéria que ia fazer acabou sem espaço para ser publicada, não cobrei as respostas. Cerca de um ano depois, num reencontro na Trama, ela achou a entrevista respondida a mão e me entregou. Finalmente as perguntas e as respostas são publicadas. Algumas foram editadas porque estavam muito datadas. A Manu Carvalho, gentilmente, me atualizou de seus trabalhos para a introdução dessa reportagem.

Comentários

  1. A Manu é ótima e está sempre disposta a esclarecer dúvidas e dar sugestões!!! Vocês duas deviam abrir uma revista juntas, hein?? ;o)

    ResponderExcluir
  2. E vc sempre arrasando nas entrevistas, hein? Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. ela é demais, né? carolina dickmann antes e depois que o diga! adoro a divulgação bacana que ela faz da profissão, é bem válido pra todo mundo que trabalha (sério) com isso. só não entendo os óculos lente clara tipo ricardo macchi all time..... e ela é tão elegante!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, alguém sabe ou pode me passar o e-mail dela?
    Estou fazendo um projeto de graduação(TCC) na minha faculdade, e gostaria MUITO de trocar algumas informações com ela, já que meu tema se chama MUSICA PARA VESTIR!
    Espero que me ajudem
    Meu e mail é ju@killi.com.br

    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. ' Olá.
    Tudo bem?!
    Tenho uma grande dúviiida, queria saber se posso usar renda durante o dia?!
    Pois irei em um casamento, isso é certo!?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma duvida quanto a causa boca-de -sino....ainda posso usa-la ou esta mesmo fora de moda????
    Obrigada
    Sandra

    ResponderExcluir

Postar um comentário