brincar de boneca

Boneca de papel da bailarina Isadora Duncan

Quando era criança amava aquelas bonecas de papel que você cortava a ropinha e encaixava. A paixão aumentou quando ganhei os primeiros livros da editora estadounidense Dover Publications (no Amazon encontrei os livros pela editora Paperback) em cujas publicações as bonecas de papel seguem algum tema ligado a história da moda. Os primeiros que tive foram um das melindrosas e dos grandes estilistas da década de 60. Na época nem tinha muita noção do que aqueles modelos representavam na moda, só achava bonito.

Era super complicado conseguir esses títulos tinha que pedir para alguém que viajava para os Estados Unidos. Hoje eles são facilmente encontrados na Livraria Cultura. São tantos os temas. Tem livro onde o papa é o bonequinho.

Em tempos de internet essa brincadeira pode ser feita no computador e de graça. O site é o Paper Dolls. As bonecas de papel temáticas são feitas por Donald Hendricks e estão a venda pelo site.

Não tem a mesma graça que cortar as roupinhas com a tesoura sem ponta meticulosamente, e dobrar as abas para que encaixe na boneca sem ficar desajeitado, mas mesmo assim fiquei horas brincando.

É uma aula prática de história da moda que inclui ainda o estilo de personalidades de visual marcante como Frida Karlo, Jackie 0, Hilary Clinton e até Ricky Martin (sob pseudonimo de La Vida Loca Latino).

Roupas das sans-cullote durante a revolução francesa


Ricky Martin


***
Imagens:
Paper Dolls

Comentários