Falando em figurino...

Há boas publicações brasileiras sobre o assunto:

"No Camarim das Oito" (Editora Aeroplano)
Marília Carneiro que atualmente cuida do figurino da novela Páginas da Vida conta um pouco da sua história e de seu trabalho como figurista. O livro é cheio de fotos pessoais e de trabalhos que ela fez. Marília é responsável por emplacar vários hits de moda como a saia da Darlene (Deborah Secco) na novela “Celebridade”, os acessórios da Jade (Giovana Antonelli) em “O Clone” e a meia de lurex com sandália da Julia Matos (Sonia Braga) em "Dancing Days".






"Vestindo os nus: o figurino em cena" (Editora SENAC Rio)
A jornalista Rosane Muniz conta um pouco da história do figurino no teatro brasileiro. O livro também traz entrevistas com grandes figurinistas teatrais como Fabio Namatame e Lola Toletino, e grandes figuras do teatro brasileiro que também exercem o papel de figurinistas como Gianne Ratto (faleceu em 2005) e Gabriel Vilella. O livro também tem a versão virtualque é uma boa fonte de consulta.






"A Evolução da Indumentária – Subsídios para a criação de um figurino" (editora SENAC)
Bem didático, o livro conta a história da moda e traz desenhos e moldes de vestimentas de época para servir como base para quem precisa fazer um figurino.Marie Louise Nery, a autora, é suíça e veio para o Brasil em 1957. Ela trabalhou como figurinista de teatro e como professora de artes cênicas na Universidade Federal do Rio e de Pernambuco.





Tem também “Figurino – Uma experiência na televisão”, das figurinistas Adriana Leite e Lisette Guerra. Como ainda não li prefiro não resenhar. Se algum leitor tem boas recomendações, por favor, envie para saber se vale a pena comprar.







***
Crédito das Imagens: Livraria Cultura

Comentários

  1. WaUUU! Good books ! I will read one of them ! Kisses !

    ResponderExcluir
  2. Laura, vou te adicionar no flickr. Que legal!
    bjs
    Cris Cartacho

    ResponderExcluir
  3. Tenho o terceiro livro. É realmente muito bom,sempre recorro a ele para fazer meus trabalhos.
    Os outros parecem ser bem interessantes,principlamente, pra mim que tenho como um "plano B" ser figurinista.

    valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário