Imprensa Antiga

Para quem gosta de história da imprensa e se aventura com o cartão de crédito pela Internet o site www.journaux-collection.com é uma ótima pedida. Lá você encontrar jornais e revistas do século retrasado. Os preços variam entre 15 e 30 €. Quem estiver em Paris pode ir pessoalmente na loja que fica perto da biblioteca nacional. O conteúdo das publicações não está disponível, mas as capas dão um ótimo panorama da passagem do tempo.

***
Elle
As edições da Elle são verdadeiras aulas de história da moda e da evolução do comportamento feminino. Simone de Beauvoir, autora do revolucionário livro “O Segundo Sexo”, foi figura constante na revista no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Em 1958 a revista a denominou “a jovem engajada” . Na década seguinte seu pensamento feminista influenciaria as jovens francesas, incluindo as editoras da Elle que no célebre ano 1968, publicaram edições especiais: sobre as revoltas estudantis e sobre pílula anticoncepcional.

Vogue
Tentei achar a Vogue de 1938 em que a pintora mexicana Frida Kahlo foi capa, mas não encontrei. As edições da revista são mais escassas, mesmo assim há capas incríveis, como as estilo art nouveau dos anos 20.

Comentários

  1. Laura, adorei seu blog. Bem feito e prático. Já coloquei na minha lista de favoritos.
    Vou visitar sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário