10 de junho de 2006

Imprensa Antiga

Para quem gosta de história da imprensa e se aventura com o cartão de crédito pela Internet o site www.journaux-collection.com é uma ótima pedida. Lá você encontrar jornais e revistas do século retrasado. Os preços variam entre 15 e 30 €. Quem estiver em Paris pode ir pessoalmente na loja que fica perto da biblioteca nacional. O conteúdo das publicações não está disponível, mas as capas dão um ótimo panorama da passagem do tempo.

***
Elle
As edições da Elle são verdadeiras aulas de história da moda e da evolução do comportamento feminino. Simone de Beauvoir, autora do revolucionário livro “O Segundo Sexo”, foi figura constante na revista no final dos anos 50 e começo dos anos 60. Em 1958 a revista a denominou “a jovem engajada” . Na década seguinte seu pensamento feminista influenciaria as jovens francesas, incluindo as editoras da Elle que no célebre ano 1968, publicaram edições especiais: sobre as revoltas estudantis e sobre pílula anticoncepcional.

Vogue
Tentei achar a Vogue de 1938 em que a pintora mexicana Frida Kahlo foi capa, mas não encontrei. As edições da revista são mais escassas, mesmo assim há capas incríveis, como as estilo art nouveau dos anos 20.

2 comentários:

  1. Laura, adorei seu blog. Bem feito e prático. Já coloquei na minha lista de favoritos.
    Vou visitar sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.